Já arrancaram as cirurgias robóticas no Hospital de São João

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) realizou a sua primeira cirurgia robótica a 30 de janeiro de 2023 – prostatectomia radical, um primeiro passo na utilização de um equipamento que, em plena utilização, estima-se que permitirá a realização de 846 cirurgias por ano.

O sistema robótico recebe as ordens em tempo real e reproduz os movimentos da mão, punho e dedos do cirurgião, permitindo o acesso a espaços confinados como a cavidade pélvica e espaço retroperitoneal, o que contribui significativamente para a diminuição da curva de aprendizagem de intervenções cirúrgicas complexas, tais como a prostatectomia radical, cistectomias radicais e cirurgia renal.

Teixeira de Sousa, cirurgião principal de Urologia no CHUSJ, acredita que o sistema da Vinci veio oferecer uma técnica mais refinada e segura na abordagem de doenças dos órgãos internos por vezes de difícil acesso através de outras técnicas, mas também permite conforto e descontração ao cirurgião para ter as condições ideais enquanto está a operar um paciente.

O procedimento foi realizado num doente com cancro da próstata clinicamente localizado e ocorreu sem intercorrências, com alta precoce, revelou Teixeira de Sousa. Trata-se de uma abordagem que combina a cirurgia minimamente invasiva tradicional com a utilização de um sistema robotizado, com a vantagem de um maior detalhe cirúrgico e maior segurança para o doente, comparativamente com outras técnicas cirúrgicas, explicou.

De uma forma geral, a cirurgia robótica apresenta como principais vantagens sobre a cirurgia aberta todos os benefícios já conhecidos da cirurgia minimamente invasiva, sendo eles uma menor dor no pós-operatório, menor sobrecarga e melhor resposta do sistema imunitário, recuperação geral mais rápida, regresso mais rápido à atividade profissional, menor incidência de infeções e de hérnias incisionais e cicatrizes operatórias pouco visíveis.

A cirurgia robótica é uma técnica de abordagem cirúrgica que alia as vantagens da cirurgia laparoscópica com as vantagens da utilização de um dispositivo robotizado, com aumento demonstrado da segurança e diminuição dos erros e complicações cirúrgicos.

J. Teixeira de Sousa, Urologista

Publicação 13
13 fevereiro 2023

Ver vídeo in RTP